Durante o mês de Setembro de 2021 tive o prazer de produzir e apresentar uma campanha chamada "Esse menino sou Eu" de conscientização da DMD (Distrofia muscular de Duchenne). Esse tipo de projeto sempre me desperta uma empolgação grande por se tratar de algo em prol de algo nobre, por eu ter um exemplo de família que por muitos anos necessitou e ainda necessita de acompanhamento médico como: Fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas etc.
A campanha se tratava de jogar jogos eletrônicos no caso o jogo League of Legends, pois uma das premissas é exatamente como o jogo tem esse poder de inclusão, onde o desafio é mais mental e de raciocínio e não de condições físicas. Isso é importantíssimo, ainda mais na vida dessas pessoas pois elas encontram um ponto em comum para se socializar sem barreiras.
O mês de setembro marca a conscientização sobre a distrofia muscular de Duchenne (DMD), uma doença rara, degenerativa e progressiva que afeta a vida de milhares de crianças ao redor do mundo. Mas esses meninos com DMD têm nome, família, amigos, estudam, viajam, podem já nem ser mais tão meninos. Com o apoio e manejo multidisciplinar, estes meninos estão virando adolescentes e jovens adultos que se formam e trabalham, apesar de todas as dificuldades.
O objetivo da nossa campanha é ajudar pais, profissionais de saúde e a sociedade em geral a identificar os sinais e sintomas da doença. Para isso, traz informações relevantes sobre a DMD e conta histórias de quem convive diariamente com ela.
Durante os dias 15 e 16 de setembro, às 20h30, e no dia 18 de setembro, às 17h aconteceram as transmissões jogando LOL com os respectivos convidados:
Testes de conhecimento, lives, informações abundantes sobre distrofia muscular de Duchenne, histórias de jovens com DMD e orientações para médicos e profissionais de saúde.
Ao longo do mês de setembro, pudemos aprender mais sobre a DMD na campanha “Esse Menino Sou Eu”, do Movimento Duchenne em parceria com a Aliança Distrofia Brasil ADB.
Comments